Quem Somos

ASSOCIAÇÃO DE ACOLHIDA DOS FILHOS E FILHAS DE SÃO BENTO (FSB)

A FSB é uma associação privada voluntária, sem fins lucrativos, e tem por objeto o Apoio humanitário e o Acolhimento de pessoas feridas social e emocionalmente. É um corpo associativo de fiéis cristãos formado de homens e mulheres, jovens e adultos, solteiros, casados e celibatários, sacerdotes e diáconos que desejem assumir um estilo de vida de radical consagração a Deus e à sua Igreja, conforme o estado de cada um.

Os membros da Associação FSB são fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana, homens e mulheres de qualquer estado de vida, que fazem a promessa de se doarem inteiramente a Deus e à Igreja, a fim de viver mais radicalmente o Evangelho, segundo o carisma próprio da Associação FSB.

NOSSO CARISMA

À luz da espiritualidade de São Bento e sua regra, queremos viver, de acordo com as nossas possibilidades, em estado de constante humildade e espírito de oração, santificando o lugar onde estamos inseridos, através da recitação do Santo Ofício, observando o silêncio e abrindo espaço diário para a contemplação. 

 

Ainda, engajados socialmente, nossa principal preocupação é a de acolher todos os que vêm a nós, com seus sofrimentos e angústias, inserindo-os em nosso ambiente curativo, de atenção, serviço e espaço de oração. Para isso, promovemos semanalmente momentos de meditação, de oração em comum e encontros para auxiliar no equilíbrio físico e psíquico.   

NOSSA VIDA EM COMUNIDADE

Algumas pessoas, de uma maneira especial, se sentem chamadas a viver, de forma mais perfeita possível, o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Essas pessoas, depois de um primeiro contato, são acolhidas para um ou dois anos, a depender do caso, em nosso Ano Probatório. Nesse período, aprofundamos nosso conhecimento das Sagradas Escrituras, da Santa Regra de São Bento, dos Padres Apostólicos e documentos da Igreja, ao mesmo tempo em que se tem a oportunidade de conviver com a comunidade, crescendo em espiritualidade e em graça, com especial ênfase na prática de vida sacramental e eclesial.

 

Passado esse tempo de provação, fazemos um compromisso com a Associação, de três anos, que se efetiva por meio das promessa de Obediência e Conversão dos Costumes. Esse período pode se estender por mais três anos antes das Promessas Definitivas ou Perpétuas, quando a pessoa, já amadurecida intelectual e espiritualmente, se torna membro pleno e participante ativo da Associação.

Para iniciar esse caminho, conhecido pela Igreja como Ascese, que consiste em práticas que visam o desenvolvimento espiritual, é necessário manifestar, de próprio punho, esse desejo, inspirado por Deus e, em seguida, contatar algum de nossos promotores vocacionais:

João Batista e Roseli Panizza:

E-mail: rm-panizza@uol.com.br; fdesaobento@gmail.com

Tel: (11) 99222-4356; 3721-1444

Be Inspired